Pesquisar este blog

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Sequência de atividades para alfabetização

O conjunto de atividades que ora se apresenta, são sugestões que poderão auxiliar o/a professor/a na prepararão das situações didáticas e de aprendizagem. É preciso, portanto, que ele/a escolha e adapte-as conforme os diferentes contextos. e que conheça as ações para fazer toda a turma avançar, as características das atividades desafiadoras essencias no processo de aquisição da leitura e escrita.
É necessário criar momentos para que os alunos sejam convidados a pensar sobre as relações grafofônicas e as peculiaridades da língua escrita. A intenção é fazer com que eles investiguem quais letras, quantas e onde usá-las para escrever. Alguns exemplos de perguntas para a turma: a palavra que você procura começa com que letra? Termina com qual? Quantas letras você acha que ela tem? É por meio de reflexões desse tipo que as crianças entendem a ligação entre os sons e as possíveis grafias. Algo muito distinto do que se fazia até pouco tempo atrás, quando vigorava a ideia de memorização. Os alunos primeiro repetiam inúmeras vezes as sílabas já formadas (ba, be, bi, bo, bu) e depois tentavam formar palavras e frases utilizando as sílabas que já haviam aprendido ("O burro corria para o correio", "Ivo viu a uva" e outras sem sentido algum). Só depois de guardar todas as possibilidades, a criança começava a escrever pequenos textos. O pior era que, em muitos casos, o momento da produção nunca chegava. 

O que segue aqui são sugestões que podem ser integradas dentro de sequências e projetos desenvolvidos em sua prática diária.

Acões necessárias para alfabetizar.

Desafiar os alunos a ler e a escrever, por conta própria, textos de complexidade adequada ao seu estágio de alfabetização (leia o depoimento abaixo). No esforço de entender como funciona o sistema alfabético, as crianças vão inicialmente tentar ler com base no que conhecem sobre a escrita e onde ela aparece (cartazes, livros, jornais etc.), utilizando o contexto para identificar palavras ou partes delas. As questões que o professor faz para que a criança justifique o que está escrito e os conflitos cognitivos decorrentes dessas indagações e da interação com os colegas levam à revisão de suas hipóteses
Fonte: Nova Escola

Por letra
                                                                LETRA G






Completando Frases



.


Nenhum comentário:

Postar um comentário