Jogo da velha: Uma maneira divertida de trabalhar diversos aspectos. Baixe no blog Espaço Professor

A História do Jogo da Velha

          O jogo da velha é um jogo e passatempo popular. 
        É um jogo de regras extremamente simples, que não traz grandes dificuldades para seus jogadores e é facilmente aprendido.
      Seu nome teria se originado na Inglaterra, quando nos finais da tarde, mulheres se reuniram para conversar e bordar. A mulheres idosas, por não terem mais condições de bordar em razão da fraqueza de suas vistas, jogavam este jogo simples, que passou a ser conhecido como o da “velha”. Porém, sua origem teria sido ainda mais antiga. Fala-se em tabuleiros escavados na rocha de templos do antigo Egito, que teriam sido feitos por escravos há 3.500 anos.


Fonte: Portal do professor.

espacoprofessor.com
Objetivo:
Conseguir três círculos ou três xis em linha, quer horizontal, vertical ou diagonal e,  ao mesmo tempo, quando possível, impedir o adversário de ganhar na próxima jogada.
Preparação:
O tabuleiro é uma matriz de três linhas por três colunas. Dois jogadores escolhem uma marcação cada um, geralmente um círculo (O) e um xis (X). Os jogadores jogam alternadamente, uma marcação por vez, numa lacuna que esteja vazia.

espacoprofessor.com

Final da Partida:  

A vitória ocorre quando um jogador consegue colocar três símbolos em seqüência, seja em linha, coluna ou na diagonal principal do tabuleiro, de acordo com a Figura 2 e a Figura 3. O objetivo dos jogadores, então, é colocar três marcas numa das configurações válidas, enquanto evitam que o seu oponente consiga fazer as três marcas antes dele.

TABULEIRO
espacoprofessor.com
FICHAS

espacoprofessor.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *