Plano de aula de educação infantil com atividades para bebês de acordo com a BNCC


Creche / Educação Infantil
ATIVIDADE ALINHADA À BNCC:
(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
(EI01EF06) Comunicar-se com outras pessoas usando movimentos, gestos, balbucios, fala e outras formas de expressão.
Plano de atividade de Educação Infantil com atividades para Bebês sobre transmitir desejos, necessidades e emoções através da comunicação

O QUE FAZER ANTES?

Contextos prévios:
Nesta atividade combine antes com a família e /ou alguém que o bebê tenha confiança e intimidade, para acompanhar o bebê nos primeiros dias, e esclareça sobre a importância do primeiro contato do bebê com o professor, explique a atividade proposta para a adaptação. Realize com as famílias uma entrevista prévia para obter informações sobre as brincadeiras preferidas, como é a sua rotina familiar, com que o bebê se relaciona entre outras questões que possam ser valiosas para a adaptação e bem - estar do bebê na creche. Solicite a pessoa que acompanhará o bebê que traga um objeto de apego para o bebê deixar na escola. Você deverá organizar caixas de papelão para os objetos de apego e um tapete para demarcar o cantinho.

Materiais:

Folhas de sulfite ou tela de pintura, tinta antialérgica , tapete, caixa de papelão, câmera digital ou celular.

Espaços:

Organize a atividade na sala de referência dos bebês para que assim possam se familiarizar com o ambiente.
Tempo sugerido:
1 hora e 30 minutos

Perguntas para guiar suas observações:

Qual a reação do bebê no contato com a escola? Como se expressaram, utilizaram o choro, balbucios, falas e sorrisos?
Durante a atividade como o bebê explorou o ambiente?
Como foi a interação entre os bebês? Exploraram juntos os ambientes?


O QUE FAZER DURANTE?

1

Faça uma rodacom o grupo todo, com os bebês e o familiar e/ou a pessoa que está acompanhando o bebê. Apresente a proposta mostrando onde será feito e quais os materiais disponíveis para este cantinho acolhedor, explicando o seu objetivo. Solicite sugestões dos bebês e do adulto para a organizaçãodo cantinho. Oportunize que as crianças se manifestem e acolha as suas intervenções. Anote as sugestões feitas pelos adultos e as reações e apontamentos das crianças.
Possíveis falas do professor neste momento: Como podemos deixar esse canto acolhedor? O que podemos colocar? Vamos colar desenhos das crianças no cantinho?

2

Deixe os materiais de fácil acesso para os bebês e para o adulto responsável. Observe como o bebê explora o material e o espaço, se ele demonstra alguma ação através da experimentação, manipulação ou observação. Solicite a pessoa que acompanha o bebê, para desenhar e pintar junto com o bebê os desenhos a serem colocados no canto acolhedor. Oriente para colar os desenhos dos bebês que foram feito na altura que possam enxergar e ter contato. Registre esse momento com fotos, observe falas dos bebês, se possível anote.
Possíveis falas do professor neste momento: Vamos desenhar o que o bebê gosta de fazer em casa?

3

Convide os bebês para pintar a caixa de papelão com você, faça pequenos grupos (3 a 4) e apresente o material e deixem pintar a caixa livremente. Observe como os bebês interagem entre si e com os materiais. Garanta que os bebês que ainda não engatinham participem deste momento, posicione os bebês próximos da atividade para observarem os outros bebês.
Possíveis falas do professor neste momento: Olha o que eu trouxe para vocês pintarem! Uma caixa! Vamos deixar ela bem colorida?

4

Coloque o tapete e os objetos de apego trazidos de casa pelos bebês na caixa, convide os bebês a explorarem o cantinho. Observe o que eles fazem no cantinho: como gestos, se olharam os desenhos, se procuram seus objetos na caixa, se interagiram com outras crianças. Registre o momento com fotos.
Possíveis falas do professor neste momento: Quem pode me ajudar a colocar o tapete?
Quem fez esse desenho? O que será que tem nessa caixa?
Possíveis ações das crianças neste momento: Os bebês que já andam podem querer ajudar a colocar o tapete, esticando as mãozinhas.
Para finalizar:
Fale para os bebês e para o adulto responsável que em 5 minutos você irá fazer a leitura de uma história nesse espaço, preparando o ambiente de forma acolhedora.

DESDOBRAMENTOS

Se possível você deverá dividir a sala em dois grupos em horários diferentes para fazer a atividade, pois neste momento você deverá ter o maior contato possível com os bebês e as famílias e/ou responsáveis. Observe como o bebê está se adaptando, se possível convide novamente as famílias até que o bebê esteja ambientado. Utilize o cantinho para outros momentos, como na entrada para montar a rotina com os bebês, podendo substituir os desenhos, por fotos da rotina e para cantar músicas.

ENGAJANDO AS FAMÍLIAS

Faça um painel na entrada da sala com fotos e falas dos bebês do dia da atividade de adaptação, mande um convite a família para apreciar o painel mostrando como foi prazeroso e importante esse dia, podendo assim construir uma relação de parceria entre família e escola.
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Que tal compartilhar!!!