sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Sequência Didática BNCC Medidas de tempo: Calendário

                                          Introdução 

O calendário é um instrumento para medir o tempo e que está presente em nosso cotidiano. Por meio dele organizamos nossa rotina diária, planejando compromissos, tarefas, lembramos de datas importantes etc. e, por isso, é fundamental que as crianças o conheçam e se apropriem do modo de utilizá-lo. Por ser de uso cotidiano, o calendário também é um instrumento potente para o ensino de matemática.

Habilidades da BNCC 
(EF01MA16) Relatar em linguagem verbal ou não verbal sequência de acontecimentos relativos a um dia, utilizando, quando possível, os horários dos eventos.

(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

(EF01MA18) Produzir a escrita de uma data, apresentando o dia, o mês e o ano, e indicar o dia da semana de uma data, consultando calendários.

Objetivos de ensino e aprendizagem • 
Compreender como números funcionam num contexto específico (calendário) identificando a passagem do tempo; resolver problemas oriundos de situações cotidianas que envolvem grandezas como tempo.

Objetos de conhecimento • Medidas de tempo: unidades de medida de tempo, suas relações e o uso do calendário. Duração 3 aulas para disparar um processo que deve ser retomado durante o ano letivo 

Materiais • Calendário do tipo folha de parede.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe um recadinho.