Como trabalhar a habilidade de Escrever textos curtos tendo em vista as condições de produção (finalidade, gênero e interlocutor).





Professor(a), planeje situações diversas em que o aluno possa vivenciar a escrita. A produção coletiva de textos se constitui em atividade significativa. 
Você terá a oportunidade de intervir nas questões em que os alunos precisam avançar (adequação da linguagem ao gênero proposto, distribuição espacial, uso de letras maiúsculas, paragrafação, coerência, coesão e sequência lógico-temporal). 
Lançar mão, na produção de textos, de assuntos/temas que sejam da preferência dos alunos é uma forma de estimulá-los à produção textual.
No seu planejamento, sugerimos que inclua, diariamente, atividades de produção textual, iniciando com o incentivo a pequenos textos.
Para os alunos que ainda não constituíram a autonomia da escrita, trabalhe com listas de suas preferências. Oriente que utilizem, quando necessário, o apoio do blocão e de outros recursos que precisam estar, permanentemente, expostos na sala de aula. é essencial levar os alunos a observar, contar, estimar, comparar, agrupar e desagrupar: são ações que devem fazer parte das aulas de Matemática nos anos iniciais. Consideramos importante fazer uso de jogos e de materiais variados para contagem. Observe como cada aluno realiza as atividades propostas. Faça perguntas para verificar o que observaram e complemente quando necessário. Você pode sugerir aos alunos que ao longo de uma semana, tragam, para a escola, tampinhas (plásticas) de refrigerante, reunindo-as em um recipiente transparente estimando, com a turma, a cada dia, quantas tampinhas de cada cor conseguiram e quantas existem no total. Ao final da coleta de tampinhas, faça nova estimativa e divida a quantidade obtida entre grupos de alunos. Peça que contem e anotem as quantidades que receberam de cada cor e a quantidade total. Aproveite a oportunidade e leve-os a comparar se possuem mais de uma cor do que de outra, se conseguiram a mesma quantidade para duas ou mais cores e qual a cor que possui menor quantidade de tampas. Reunindo as informações de cada grupo, faça o cálculo total de tampinhas obtidas pela turma;
•observem o calendário do mês em curso. A partir dessa observação, explore e compare, com os alunos, a quantidade de dias de aula, a quantidade de sábados e de domingos...;
•comparem a quantidade de cadeiras da sala de aula em relação ao total de alunos presentes. Com relação à habilidade em estudo, considere as demais situações cotidianas para propor desafios aos alunos. Lembre-se de que os jogos podem ser muito úteis nesse momento.

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe um recadinho.