Dica de como trabalhar a habilidade de Identificar a direção da escrita na Língua Portuguesa (escreve-se da esquerda para a direita e de cima para baixo).



    Antes de explorar as relações existentes entre fonemas e grafemas (SOM/LETRA), é importante investir no desenvolvimento da consciência fonológica. Brinque com rimas, canções, parlendas e trava-línguas. Observe quais alunos são capazes de perceber sons iguais ou semelhantes.
      A percepção das rimas e dos sons iniciais em palavras são habilidades importantes a serem desenvolvidas durante o processo de alfabetização. Para estabelecer relações entre fonemas e grafemas, a criança deve ultrapassar a capacidade de somente comparar sons: ela precisa relacionar sons à sua representação escrita.
      Mais uma vez, o trabalho com o nome pode auxiliar, efetivamente, no estabelecimento das relações entre fonemas e grafemas.
      Aproveite a chamadinha para observar a apropriação das relações entre fonemas e grafemas, habilidade que as crianças vão construindo gradativamente.
      Durante a chamadinha, a comparação entre nomes que começam ou não com a mesma letra deve ser estimulada. É importante que as crianças percebam a relação entre sons e letras.

0 Comments:

Postar um comentário

Gostou? Deixe um recadinho.