Dicas de como trabalhar a habilidade de Identificar a finalidade do texto pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das características gráficas. LEITURA


Identificar a finalidade do texto pelo reconhecimento do suporte, do gênero e das características gráficas. LEITURA

Observe o desempenho de seus alunos na realização das atividades propostas em cada dia de aula. Verifique como escrevem, como grafam as letras e os oriente sempre que necessário. Para desenvolver a percepção quanto à direção da escrita, você pode:

• Entregar aos alunos fichas em que esteja escrito o nome da criança (abaixo dele, deixe uma lacuna para a colagem de cada letra. 
Oriente os alunos de modo que colem as letras, respeitando o sentido da escrita);
•Usar letras móveis, na rodinha, para escrever, coletivamente, palavras e nomes que sejam significativos;
• Atuar como escriba de seus alunos, escrevendo histórias criadas por eles;
• Escrever, no quadro ou no blocão, enquanto copiam em seus cadernos, a opinião das crianças sobre um livro lido ou mesmo um convite para que outra turma participe de uma brincadeira ou da Roda de Leitura (mostre sempre a direção da escrita e a função social do texto);
• Estimular o que, entre os alfabetizadores, acabou sendo chamado de ler com o dedinho. Capas de livros, fichas de nomes próprios, textos que os alunos saibam de cor são bastante produtivos para essa atividade: ao ler mesmo sem saber ler, as crianças apontam com o dedo o texto que está sendo lido.

Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Deixe um recadinho.

Arquivo do Blog