Atividades com pequenos textos para alfabetização

Atividades com pequenos textos para alfabetização. Sem dúvidas o texto constitui um meio de interação de sujeitos sociais. Assim, é um instrumento de manifestação da linguagem que deve estar presente em todas as etapas de ensino.

Dessa forma,  considerar o texto, como unidade de ensino, tem sido a base do processo ensino-aprendizagem, desde a década de 1980. Enfim, o trabalho com pequenos textos com turmas de alfabetização é um ótimo recurso para desenvolvimento da leitura.

Portanto, ele deve ser ponto de partida e de chegada deste processo, propiciando atividades de leitura, de produção e de análise linguística.

De acordo com esta concepção, letras, fonemas, sílabas, palavras e frases soltas são descartáveis no ensino da língua em detrimento do texto como unidade básica de ensino e os gêneros textuais como objeto de ensino.

Partindo deste pressuposto, não se pode conceber o processo de alfabetização sem desvinculá-lo da noção de texto, concebido como lugar de enunciação e produto de interação verbal.

O texto deve constituir-se em objeto de conhecimento para o ensino e aprendizagem da língua. É nele que esta se configura em sua “concretude”.

Nesta perspectiva, é preciso “alfabetizar letrando”, garantindo desde o início do processo de alfabetização a participação dos/as alfabetizandos/as em práticas de leitura e produção de textos reais e significativos.

É preciso que eles/as conheçam variações de tipos de textos para que aprendam a identificar as suas formas e funções. Para tanto, deve-se dar oportunidade a estes sujeitos a interação com uma grande variedade de escritos sociais, de textos impressos e orais

A dificuldade nas séries iniciais da alfabetização está centrada na leitura e na escrita, a criança muitas vezes escreve, mas não lê, ou lê de forma mecânica, sem entender o significado. A dificuldade nas séries iniciais da alfabetização está centrada na leitura e na escrita, a criança muitas vezes escreve, mas não lê, ou lê de forma mecânica, sem entender o significado.

A aplicação desses textos deve ser trabalhada na sala de aula para desenvolver as habilidades de leitura e escrita diariamente, acompanhando sistematicamente, pois é preciso reconhecer e dar importância à complexidade do aprendizado e sua efetivação.

A aplicação da leitura e escrita depende do gênero textual e a discussão do grupo sobre o que fazer, a eficácia é garantida na aplicação e no interesse do grupo para a compreensão de todos.

Em virtude dessa complexidade, a alfabetização inicial é um momento delicado para todos os envolvidos. Os alunos sentem pela primeira vez as demandas e responsabilidades que qualquer aprendizado formal exige, as famílias ficam apreensivas com o desempenho dos filhos, enquanto os professores têm o desafio de alfabetizar alunos em níveis de desenvolvimento muito diferentes.

Atividades com pequenos textos para alfabetização

Então, se você deseja baixar esses pequenos textos para sua turminha confira as orientações abaixo.

COMO BAIXAR?

É muito fácil baixar as atividades.

Está acessando pelo celular? Segure em cima da imagem e escolha a opção salvar imagem ou clique no link abaixo das imagens para acessar em PDF. Caso não apareça a opção salvar imagem ou acesso negado no drive, esse erro ocorre no seu dispositivo móvel.

Para resolver basta clicar nos 03 pontinhos na parte superior da tela e escolha a opção abrir no Chrome. Volte ao post e repita o procedimento de segurar na imagem.

Lembrando que esse problema ocorre apenas no celular. Uma boa opção é acessar diretamente pelo Google digitando Blog Espaço do professor ou pelo PC

Aproveite e baixe também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile