Festa Junina Texto Com Atividades Para Alfabetização, atividades festas juninas, pequenos textos, festas juninas, atividades sobre festas juninas.

ATENÇÃO! ARQUIVO EM PDF NO FINAL DO POST.

No Brasil, as Festas Juninas já se tornaram uma marca cultural, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha se originado nas festas dos santos populares em Portugal: a Festa de Santo Antônio, a Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente.

Nasceram com a fogueira, as celebrações da colheita. Portugueses juntaram-se a índios e africanos, e as festas viraram coisa nossa, as festas “joaninas”.

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).

Das comemorações brasileiras, as festas juninas estão entre as mais antigas e mais recheadas de histórias. Em nosso País, figuram ao lado do Natal e do Carnaval em popularidade. Ressaltemos seu caráter tão festivo, a animação e a quantidade de costumes e rituais. Fogueiras, bandeiras, danças, fogos de artifício, comidas, quermesses, pau-de-sebo, correio elegante, casamento caipira, balões, quentão, mil superstições.

De onde vêm tantas tradições? Por que dançamos quadrilha? Por que passamos a noite ao redor do fogo? Como tudo na história de nosso País, as festas juninas misturam rituais que se perdem nos confins da história, assimilados e adaptados ao jeito brasileiro.

Texto: Ronaldo Evangelista
Produção e Fotos: Laura Huzak Andreato

https://maniadehistoria.wordpress.com/2009/06/02/pequena-historia-das-festas-juninas

Festa Junina Texto Com Atividades Para Alfabetização

Atendendo as solicitações dos nossos seguidores estamos disponibilizando esse conteúdo sobre festas juninas voltado para turmas de alfabetização.

clique aqui para baixar em pdf

Clique na imagem para acessar!