Atividades consciência negra texto Malaika – atividades consciência negra ensino fundamental imprimir – texto consciência negra – atividades sobre a consciência negra para imprimir – consciência negra atividades para sala de aula

atividades consciência negra ensino fundamental imprimir

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil em 20 de novembro. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

De acordo com a lei n° 10639, sancionada em janeiro de 2003, nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. 

O conteúdo programático deverá incluir o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política, pertinentes à História do Brasil. 

Texto consciência negra

Malaika, menina princesa

Cachinhos de princesa e pele negra como a noite sem luar. Malaika, menina princesa que tem orgulho da sua raça.


Ela sabe que carrega no sangue a força de uma guerreira e história de lutas, coragem e resistência.


Malaika tem 11 anos e desde pequenininha ouve da sua mãe a história dos seus antepassados. Ela entende que apesar das conquistas precisa continuar lutando pelos seus direitos.


Ela já sentiu na pele o que é a discriminação e o preconceito. E daí? Problema de quem tem a alma pequena e sem luz. Malaika sabe que isso é crime e já está preparada para se defender. Assim, Malaika espalha beleza e alegria por onde passa.

Malaika, menina princesa, cheia de luz e beleza mostra que sua cor é de uma raça guerreira.

Atividades consciência negra texto Malaika

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *