Atividades de Alfabetização: Atividades com o Alfabeto em PDF para baixar O alfabeto da língua portuguesa tem sua origem no alfabeto latino e é considerado o mais utilizado em todo o mundo.

Atividades de Alfabetização: Alfabeto em PDF

Aproveite e baixe também:

O termo vem da palavra grega alphabetos, que foi aprimorada para o termo latino alphabetum. Atividades de Alfabetização: Atividades com o Alfabeto em PDF

Portanto, o alfabeto é um conjunto de letras dispostas em um sistema de escrita, organizadas em determinada ordem. Essas letras, quando reunidas com outras, formam as palavras. Atividades de Alfabetização: Atividades com o Alfabeto em PDF

Atualmente, o alfabeto da língua portuguesa contém uma quantidade total de 26 letras. Com essas letras, todos os fonemas da língua portuguesa são representados.

As letras que compõem nosso alfabeto são: A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L, M, N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y e Z.

Atividades de Alfabetização: Atividades com o Alfabeto em PDF –Vogais e Consoantes

Fica mais simples explicar o que é o alfabeto quando dizemos que ele pode ser subdividido e organizado em dois grupos: o das vogais e o das consoantes

Vogais

As vogais são fonemas gerados pela corrente de ar que se externaliza dos pulmões e passa pela boca ou pelo nariz sem sofrer nenhuma obstrução.

Por isso, quando o ar é expelido, ele faz com que as pregas vocais, que são um tecido musculoso localizado na laringe, formem aos sons das letras. As vogais são cinco: A, E, I, O e U.

Consoantes

Já as consoantes também seguem uma sequência organizada, todavia, diferentemente as vogais. E isso porque as consoantes encontram obstáculos ao serem pronunciadas.

Elas consoantes são classificadas de acordo com função, com o modo e com o ponto de articulação. 

As consoantes são compostas por 21 letras, que são: B, C, D, F, G, H, J, K, L, M, N, P, Q, R, S, T, V, W, X, Y e Z.

Vale lembrar que as consoantes não podem ser pronunciadas a não ser que exista o apoio de uma vogal. Assim, quando existe a junção de letras são formadas as mais diferentes palavras.

Letra Inicial e Letra Final

Não existe regra sobre a letra inicial de uma palavra ter que ser uma vogal ou uma consoante. Tampouco existe alguma regra do tipo sobre a letra final.

O Cedilha (Ç)

O cedilha (ç) não é considerado uma letra do alfabeto. Ele é uma união do sinal cedilha com a letra c. O ç representa o fonema /s/ e pode ser usado antes das letras A, O, e U.

Caso ele apareça em frente às vogais E e I, este é considerado um erro.

Sons das Letras

Os sons das letras que expressamos em nossa fala são produzidos pelo aparelho fonador. Isto é, o conjunto de órgãos que cumprem o papel da fonação humana.

Esses órgãos são constituídos pela traqueia que é um conduto localizado na cabeceira do esôfago, e pelos anéis localizados nos pulmões sendo cada um dos dois órgãos respiratórios, um direito e um esquerdo e localizados nas cavidades laterais do tórax.

Existem atividades de alfabeto para ajudar os alunos a tracejar e a identificar as letras.

Atividades de Alfabetização: Atividades com o Alfabeto em PDF

Clique aqui para baixar para baixar em pdf

Erro no drive, acesso negado!

Erro de Acesso negado no drive. Como resolver!

1.Clique nos 3 pontinhos na parte superior da tela. 2. Escolha a opção “Abrir no drive” (Necessário login) 3. Pronto. Agora é só voltar ao arquivo e clicar no botão de download. Na tela que abrir clique nos 3 pontinhos e opção de download