Atividades de alfabetização com todo o alfabeto em PDF. É por meio de atividades de alfabetização que o aluno tem seu primeiro contato com a educação formal. Por isso, essa inicialização é uma oportunidade para que a criança comece a compreender o estudo como uma atividade agradável, estimulante e compensadora.

Atenção: Link para baixar no final do post.

Atividades de alfabetização 1º ano com todo o alfabeto em PDF

Entretanto, a forma como a criança reagirá ao processo de alfabetização irá depender dos métodos e das mediações utilizadas por seus professores. E, por isso, atividades de alfabetização que chamem a atenção dos alunos podem ser de grande ajuda e os jogos são excelentes recursos nesse sentido.

Atividades de Alfabetização do 1º Ano: jogo para imprimir sons iniciais

O processo de alfabetização engloba, grosso modo, três fases: a descoberta  da escrita, o aprendizado da mesma e a forma de usá-la. Veja um pouco mais sobre esses processos:

  • Descobrindo a escrita

Nessa primeira fase a criança descobre os livros e passa a se relacionar com eles para formar seu interesse pela leitura.

  • Aprendendo a escrita

Na segunda fase do aprendizado, há uma ligação direta da alfabetização com o início do letramento. Ou seja, fazer uso e praticar diariamente tanto a leitura quanto a escrita, de modo geral.

  • Usando a escrita

Já na terceira fase, o processo de letramento fica mais intenso e o aluno começa a fazer uso da escrita.

As crianças só aprendem a escrever e a ler com muita prática. Por isso, é através das atividades de alfabetização que o educador pode oferecer a essa criança muitas maneiras de transmitir este aprendizado de acordo com cada caso.

Realizar atividades de alfabetização desde o início do 1º ano do ensino fundamental é essencial. Afinal, tal prática proporciona ao aluno momentos dedicados à leitura e, assim, ele pode fortalecer seu interesse em manter esse hábito.

Atividades de Alfabetização para Educação Infantil

Muita gente pode achar que as atividades para educação infantil são utilizadas somente com o intuito de entreter e distrair as crianças. Entretanto, elas têm um papel extremamente fundamental.

As atividades para as crianças da educação infantil servem para, dentre outras coisas, melhorar a coordenação motora e a comunicação dos pequenos. Além disso, também:

  • aprimora o raciocínio lógico;
  • ajuda na consciência corporal;
  • desenvolver a linguagem;
  • contribui para o processo criativo;
  • desperta a imaginação;
  • ajuda na memorização etc.

As conhecidas atividades de alfabetização para educação infantil, inclusive, para que a criança se desenvolva adequadamente. E, por isso, contribuem para a formação dos futuros cidadãos.

A Importância das Atividades Lúdicas

É de suma importância que os profissionais da educação infantil proponham variadas formas para apresentar essas atividades às crianças. Para isso, usar atividades lúdicas pode trazer benefícios para o aprendizado.

As atividades lúdicas englobam jogos infantis, pinturas, leituras e oficinas, além de gincanas, mímicas, uso de fantoches, apresentações de danças e  competições recreativas. Esses, claro, são apenas alguns exemplos.

No período de pandemia, onde o foco são as aulas a distância, está mais em evidência as atividades em pdf. Tais atividades podem conter, por exemplo, desenhos para pinturas.

Vale lembrar que mesmo as atividades em pdf mais lúdicas fazem parte do processo de alfabetização das crianças.

Atividades de Educação Infantil

A educação infantil corresponde à educação de crianças com idades até 5 anos, geralmente.

Nessa fase da educação, os pequenos são estimulados, por meio de atividades lúdicas, bem como brincadeiras e jogos, a desenvolver as suas capacidades e aptidões físicas.

Entretanto, essas atividades também colaboram para o desenvolvimento emocional, da coordenação motora e de habilidades sociais e cognitivas. Por fim, elas também são uma forma de propor caminhos de descobertas e experimentos em geral.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF

Aproveite e baixe também:

Clique na imagem para acessar!