Leitura e interpretação lenda da Cuca

Leitura e interpretação Lenda da Cuca. A Cuca é um dos principais seres mitológicos do folclore brasileiro. Ela é conhecida popularmente como uma velha feia na forma de jacaré que rouba as crianças desobedientes.

Leitura e interpretação lenda da Cuca

A origem desta lenda está em um dragão, o coca das lendas portuguesas, esta tradição foi trazida para o Brasil na época da colonização. Diz a lenda, que a Cuca rouba as crianças que desobedecem a seus pais. A Cuca dorme uma noite a cada 7 anos, e quando fica brava dá um berro que dá pra ouvir à 10 léguas de distância. Pelo fato da Cuca praticamente não dormir, alguns adultos tentam amedrontar as crianças que resistem dormir, dizendo que se elas não dormirem, a Cuca irá pegá-las.

A lenda da Cuca

A Cuca é um jacaré bípede de cabelo amarelo e voz horripilante que, na verdade, é uma velha bruxa encantada. Antes, dizem que era um dragão que chegou ao Brasil junto com outras lendas portuguesas desde os primórdios da colonização.

Veja também  Pasta interativa Direitos das Crianças - Texto Dia das Crianças

Mas diz a lenda que a Cuca mora em uma caverna, onde vive fazendo poções mágicas. Como só dorme uma noite a cada sete anos, ela está sempre atenta para sequestrar crianças desobedientes. Mas em geral nem precisa levar as crianças, porque só o seu grito já as assusta a léguas de distância.

Atividades Cuca para baixar

Então se você gostou da atividade baixe em pdf no botão abaixo:

Lenda da cuca para imprimir

Então se você busca outras atividades sobre lendas temos algumas opções em nossos blogs de atividades sobre lendas para baixar. Portanto basta clicar na lista abaixo:

5 thoughts on “Leitura e interpretação lenda da Cuca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *