Atividades sobre o Saci para alfabetização em pdf

Sequência didática sobre o Saci para alfabetização. Esse é um material com 14 páginas de atividades para alfabetização que fizemos para trabalhar o folclore. É uma sequência didática para alfabetização sobre o Saci.

Atividades sobre o Saci para alfabetização em pdf
Atividades sobre o Saci para alfabetização em pdf

Veja também:

Atividades sobre o Saci para alfabetização em pdf para impressão

O folclore brasileiro é marcado por muitas riquezas culturais, e as lendas são um grande destaque nesse contexto.

Uma das lendas mais populares do nosso folclore , originada nas tribos indígenas do Sul do Brasil, é a lenda do Saci-pererê, um menino negro, que só tem uma perna, fuma cachimbo e usa um gorro na cor vermelha, que lhe dá poderes mágicos.

Além disso, o Saci é muito mais muito arteiro e  adora travessuras. Uma das suas brincadeiras prediletas é esconder objetos e apavorar as pessoas e os animais.

Reza a lenda que o Saci adora trançar os cabelos dos animais durante a noite, e que também troca o sal pelo açúcar propositalmente para atrapalhar o trabalho das cozinheiras.

Diz a lenda que o Saci adora encantar as crianças para que elas se percam na floresta. Além disso, o Saci - pererê possui uma agilidade sobrenatural, ele surge como um redemoinho e é praticamente impossível conseguir pegá-lo.

Entretanto, a lenda fala que existe uma maneira para capturá-lo; a pessoa deve lançar uma peneira dentro dos redemoinhos de vento e após pegá-lo é necessário tirar-lhe o gorro e prendê-lo numa garrafa.

Então Segundo a lenda, o Saci nasceu do broto de bambu, permanecendo ali por sete anos, e após esse tempo, vive por mais setenta e sete anos, fazendo o que mais gosta; traquinagem entre as pessoas e os animais. Diz a lenda também que ao morrer, o Saci vira um cogumelo venenoso.

Atividades sobre o Saci para alfabetização em pdf

Atividades sobre o Saci para alfabetização em pdf

Baixe a apostila de atividades sobre o saci abaixo:

Aproveite e baixe também!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *