Projeto de alfabetização palavra Bola

As atividades para baixar projeto de alfabetização palavra Bola fazem parte da Coleção alfabetização palavras geradoras Bola e Cavalo 2016

Bola – 41 páginas

Apresentação1-12-1024x576 Projeto de alfabetização palavra Bola

O projeto é composto por dez apostilas de atividades com a metodologia de trabalho das palavras geradoras onde em cada palavra é trabalhado as famílias silábicas.

O método das palavras geradoras criadas por Paulo Freire

Este projeto se diferencia do método Freire em algumas abordagens. Ele não nasce do universo do aluno e sim de uma necessidade pedagógica. Na nova coleção adotamos o nome Alfabetizando com palavras chaves.

A conscientização também é um ponto fundamental do método Freire onde a discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras. Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de codificação e decodificação.

Veja também  Atividade de Alfabetização interativa letra C para baixar

Dessa forma, o objetivo da alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social. Neste caso essa temática não é o principal foco apesar da proposta de alfabetizar letrando.

As palavras geradoras: o processo proposto por Paulo Freire inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos.

Através de conversas informais, o educador observa os vocábulos mais usados pelos alunos e a comunidade e, assim, seleciona as palavras que servirão de base para as lições. A quantidade de palavras geradoras pode variar entre 18 a 23 palavras, aproximadamente.

Depois de composto o universo das palavras geradoras, elas são apresentadas em cartazes com imagens. Então, nos círculos de cultura inicia-se uma discussão para dar-lhes significado dentro da realidade daquela turma.

A silabação: uma vez identificadas, cada palavra geradora passa a ser estudada através da divisão silábica, semelhantemente ao método tradicional. Cada sílaba se desdobra em sua respectiva família silábica, com a mudança da vogal. Por exemplo: BA-BE-BI-BO-BU.

Veja também  Projeto de alfabetização palavra gato

As palavras novas: o passo seguinte é a formação de palavras novas. Usando as famílias silábicas agora conhecidas, o grupo forma palavras novas.

Amostras projeto de alfabetização palavra Bola

4 thoughts on “Projeto de alfabetização palavra Bola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias