|

Pacote 10 textos com interpretação para baixar

Pacote 10 textos com interpretação para baixar – atividades de leitura e interpretação – atividades 2º ano – atividades 3º ano – atividades de português 2º ano – atividades de alfabetização.

Então, todos nós sabemos da importância do trabalho com leitura e compreensão nos anos iniciais do ensino fundamental. Dessa forma, reunimos neste pacote 10 textos com interpretação para baixar. São atividades com textos, pequenos textos com interpretação para turmas dos 2º e 3º anos do ensino fundamental.

Pacote 10 textos com interpretação para baixar

Conheça nosso pacote de atividades de leitura e interpretação.

Pacote 07 apostilas de leitura e compreensão textual para o fundamental 1

Como trabalhar com atividades de leitura e intepretação

Desde a educação infantil, o trabalho com textos devem estar presente no planejamento do professor. É importante que para cada etapa seja usado os textos adequados.

Pacote 10 textos com interpretação para baixar

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR NO DRIVE

Como baixar no Google drive?
Importante. Caso apareça a opção de acesso negado no drive siga as orientações abaixo. Erro de Acesso negado no drive. Como resolver!

1.Clique nos 3 pontinhos na parte superior da tela.

2. Escolha a opção“Abrir no drive” (Necessário login)

3. Pronto. Agora é só voltar ao arquivo e clicar no botão de download.

Na tela que abrir clique nos 3 pontinhos e opção de download.

O processo de leitura e interpretação.

Segundo a Coleção Ceale Leitura como Processo Delaine Cafiero tradicionalmente, a leitura foi considerada como uma atividade mecânica de decodificar palavras, de garimpar sentidos que estariam prontos no texto. Com isso, acreditava-se que, para formar um leitor competente, bastava ensinar a ler no primeiro ano de escolaridade, no período de alfabetização, e depois o aluno já estaria pronto para ler qualquer
texto. Como, nesse curto período, os alunos não desenvolviam habilidades suficientes para compreender a diversidade de textos escritos que circulam na sociedade, a culpa do insucesso na leitura era sempre do aluno. Era ele que não sabia ler, ele era o incompetente. Portanto, a alfabetização é aqui entendida como processo de aquisição do sistema de escrita.

Hoje já se sabe que a leitura é uma atividade complexa, em que o leitor produz sentidos a partir das relações que estabelece entre as informações do texto e seus conhecimentos. A leitura é considerada uma atividade cognitiva e social (KLEIMAN, 1993). Como atividade cognitiva, pressupõe que, quando as pessoas lêem, estão executando uma série de operações mentais que vão além da decodificação e utilizam estratégias, algumas inconscientemente e outras conscientemente. Como atividade social, a leitura pressupõe a interação entre um escritor e um leitor, que estão distantes, mas que querem se comunicar. Fazem isso dentro de condições muito específicas de comunicação, pois cada um desses sujeitos (o escritor e
o leitor) tem seus próprios objetivos, suas expectativas e seu conhecimento de mundo.


Tomada como atividade cognitiva, a leitura pode ser ensinada, isto é, podem ser ensinadas estratégias que ajudam o leitor a ler melhor. Tomada como atividade social, a leitura pressupõe objetivos e necessidades que são determinados na interação: ler para quê, com que objetivos, para interagir com quem, por que motivo. Há grandes vantagens em se pensar a leitura desse modo. A principal delas é a de mostrar que existem formas para aumentar a competência em leitura ao longo da vida, isto é, que o ensino de leitura não é uma etapa pontual que se esgota na alfabetização.

Baixe também!