As Atividades de matemática com a habilidade BNCC (EF02MA01) foi pensada para os alunos que estão trabalhando com a centena. De acordo com a BNCC a unidade temática Números tem como finalidade desenvolver o pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades. Matemática com com habilidades BNCC. No processo da construção da noção de número, os alunos precisam desenvolver, entre outras, as ideias de aproximação, proporcionalidade, equivalência e ordem, noções fundamentais da Matemática.

Atividades de Matemática com habilidades BNCC

 Sem dúvida nenhuma, uma das disciplinas mais comentadas em qualquer ano escolar é a matemática. Infelizmente, muitos alunos sentem verdadeiro terror por essa disciplina, e esse fato acaba atrapalhando muito a evolução do aprendizado de nossas crianças em relação a  matéria em questão. Diante disso, é preciso reverter essa situação, é necessário e importante que a matemática seja encarada por nossos educandos de outra forma, é urgente que essa fobia, esse medo seja eliminado de uma vez por nossos estudantes, pois aprender matemática é crucial, pois os números estão presente em nossa rotina o tempo todo.

Desde pequena a criança é rodeada por informações numéricas, como quantos anos têm, quanto pesa e tem de altura, quantos alunos têm sua turma ou situações como quando ela vai ao mercado com a mãe e a vê observando ofertas e preços, escolhendo a melhor opção para poder comprar ou quando divide seu lanche entre seus colegas, essas e tantas outras situações estão diariamente acompanhando a criança e conforme ela cresce essa responsabilidade só aumenta, pois  certamente ela será responsável por suas escolhas.

Diante desse cenário, é fundamental que educadores estejam em conexão com as habilidades da BNCC no que diz respeito também a aprendizagem da matemática, isto é, o professor ao planejar sua aula deve priorizar atividades de matemática que estimulem o raciocínio, a motivação, participação, interação, pontos de vista e a argumentação da criança. É importante, ressaltar que é fundamental assegurar aos alunos um letramento matemático, pois só assim terão subsídios para atuarem, compreenderem e decidirem de maneira coerente e relevante as suas escolhas seja no âmbito educacional, social ou cultural de suas vidas.

Habilidades na BNCC

Para essa construção, é importante propor, por meio de situações significativas, sucessivas ampliações dos campos numéricos. No estudo desses campos numéricos, devem ser enfatizados registros, usos, significados e operações.

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida. (EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

Clique abaixo para baixar em PDF.

Plano de aula

Diante de tantas expectativas para se alcançar um ensino-aprendizagem condizente, é fundamental a direção e educadores contarem com um plano de aula vinculado as habilidades da BNCC, pois possui diretrizes sobre quais assuntos, conhecimento e informações devem ser explorados em cada fase educacional.

Certamente, um plano de aula de acordo com a BNCC torna o material bem mais rico e adequado, facilitando dessa maneira a disseminação do ensino aprendizagem de uma forma positiva para aluno e professor.

E no que diz respeito, a matemática, a BNCC não é diferente, a proposta com certeza é almejar uma matemática onde as ideias e competências como capacidade de argumentar e justificar raciocínio lógico e critico, entre outros aspectos  possam contribuir para a formação e emancipação do indivíduo não só no meio acadêmico, mas na sociedade em que em vive, ou seja, é uma matemática voltada para a preparação do indivíduo, de modo geral é prepará-lo para saber argumentar e decidir de maneira coerente sobre suas escolhas na sociedade em que atua.

Atividades de matemática

Como já citado anteriormente, as atividades de matemática devem ser planejadas e embasadas com os objetivos da BNCC , pois dessa maneira haverá avanços significativos na aprendizagem dessa disciplina, pois a matemática com habilidades da BNCC é fundamentada em contribuir para que o educando desenvolva competências e habilidades de raciocínio, comunicação e argumentação

Enfim é uma matemática que trabalha em função do letramento matemático da criança, ou seja, é uma matemática que busca a evolução de seus alunos, conduzida obviamente por educadores comprometidos e preocupados em preparar cidadãos emancipados e responsáveis em relação a seus objetivos e metas a serem conquistadas em vários segmentos.

Atividades de matemática 2º e 3 º ano

Considerando a importância de propor a criança uma aprendizagem em matemática, que perdure durante toda vida acadêmica e posteriormente também, as atividades de matemática para o 2º e 3º ano, tem como prioridade disponibilizar atividades que foram preparadas dentro de um plano de aula focado e adequado as habilidades da BNCC, o que favorecera significativamente o educando a obter avanços significativos na sua aprendizagem, desmistificando de vez o pensamento que matemática é a disciplina mais difícil.

Dessa maneira torna – se a matemática uma matéria interessante e agradável aos olhos de nossos discentes, facilitando assim a assimilação dos conteúdos propostos com muito mais facilidade e disposição, o que contribuirá para que educadores e alunos possam interagir no decorrer da aula.

Portanto, as atividades de matemática 2º e 3º ano propõe dessa vez ótimos exercícios sobre ordem crescente e ordem decrescente e valor posicional, atividades essas cruciais para exercitar o cognitivo e o raciocínio da criança de forma satisfatória, alcançado resultados importantes na conquista por uma matemática que foge do tradicional e trabalha em função de uma matemática   enriquecedora.

Ordenando números

Conhecer números é de suma importância, pois com certeza todas as atividades que desenvolvemos envolve geralmente algum tipo de contagem, como: quando contamos dinheiro, verificamos nosso saldo e extrato bancário, fazemos compras, olhamos promoções de determinado produto que queremos ter, agendamos datas e horários para algum tipo de compromisso, mexemos na nossa agenda telefônica e vemos números e ligações, e outras inúmeras situações nas quais os números estão presente e atuante o tempo todo.

Diante disso, a atividade ordenando números é um excelente recurso para os educandos compreenderem melhor todo esse processo, pois o ato de ordenar também está inserido a nossa rotina e com as crianças isso também acontece. Como por exemplo quando: ela ordena seus lápis de cor por ordem de tom de cores ou quando na escola a professora organiza uma fila de criança por ordem de tamanho, essas e outras circunstancias envolvem o ato de ordenar algo ou determinada situação.

E o mesmo acontece em relação aos números, quando a criança compreende como funciona e se caracteriza esse sistema, ela consegue ordenar todos os valores, até mesmo os mais altos. Vale ressaltar, que a atividade de ordenação de números tem como proposta despertar no aluno a reflexão, comparação e interpretação, contribuindo para que se alcance de fato a compreensão e a apropriação de um letramento matemático valoroso.

É importante citar, que as atividades em questão contribui imensamente para a interação e o desenvolvimento intelectual do aluno, pois trazem a proposta de exercitar o raciocínio, a lógica e a investigação, e tudo isso de uma maneira motivadora e prazerosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique na imagem para acessar!