Atividades de matemática com a habilidade BNCC (EF02MA01)

A Atividades de matemática com a habilidade BNCC (EF02MA01) foi pensada para os alunos que estão trabalhando com a centena. De acordo com a BNCC a unidade temática Números tem como finalidade desenvolver o pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades. Matemática com com habilidades BNCC

No processo da construção da noção de número, os alunos precisam desenvolver, entre outras, as ideias de aproximação, proporcionalidade, equivalência e ordem, noções fundamentais da Matemática.

Para essa construção, é importante propor, por meio de situações significativas, sucessivas ampliações dos campos numéricos. No estudo desses campos numéricos, devem ser enfatizados registros, usos, significados e operações. Esta atividades Atividades de matemática com a habilidade BNCC (EF02MA01) para alunos que estão estudando sobre a centena.

Veja também  Atividade com habilidades BNCC

(EF02MA09) Construir sequências de números naturais em ordem crescente ou decrescente a partir de um número qualquer, utilizando uma regularidade estabelecida.

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

Matemática com com habilidades BNCC
Matemática com com habilidades BNCC

Objetivo(s) 

Ler, comparar e ordenar números.

Verifique se você está logado numa contaGoogle para baixar. Matemática com com habilidades BNCC

”Hoje em dia, o desafio de ensinar a uma criança é muito maior. Os professores precisam achar formas de fazer com que as atividades fiquem mais interessantes e envolventes, fazendo com que as crianças se interessem.

Então como criar atividades de alfabetização?
Na educação infantil, as atividades de alfabetização tem o papel de mostrar as letras do alfabeto para as crianças. Depois, vai caminhando um pouco mais além, com o ensino das primeiras sílabas e por fim das palavras. O processo leva tempo e pode ir até os primeiros anos do ensino fundamental.

Veja também  Jogo matemático fatos número 2

Portanto as atividades precisam ser feitas de forma explicativa, indo muito além do saber o que são as letras. É importante que exista uma inspiração para a criatividade, imaginação. Cabe ao professor, ou mesmo aos pais, saber o nível de entendimento da criança e sugerir novos desafios para que ela possa aprimorar suas habilidades e também se desenvolver. A idade ideal para alfabetizar uma pessoa é dos 4 aos 7 anos. Nessa faixa de idade, as crianças aprendem com atividades divertidas, que envolvem pintura de desenhos, brincadeiras livres, montagem de mural e roda de histórias.

Dos 0 aos 3 anos, fase do fundamental 1, contar história é o principal meio de alfabetização. Dos 4 aos 5 anos, os pequenos começam a juntar as sílabas e aprendem a escrever o próprio nome. Com a idade entre 6 e 7 anos, aumenta-se o vocabulário e as primeiras frases são escritas, mesmo com os erros de escrita.”

Veja também  Números de 1 a 100 - atividade interativa

2 thoughts on “Matemática com com habilidades BNCC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *