Silabário sílabas complexas em pdf para imprimir

Reunimos nesta postagem este lindo Silabário sílabas complexas em pdf para imprimir. Os silabários podem ser excelentes aliados durante o processo de alfabetização. Portanto, o silabário sílabas complexas pode ser deixado na sala de aula onde os alunos possam visualizar com facilidade. Outra opção é ter o silabário para imprimir de modo que cada aluno possa ter o seu.

Sílaba canônica ou sílaba simples

Sílaba canônica ou sílaba simples é a sílaba constituída por uma consoante (C) e por uma vogal (V) – nesta ordem. Ela é também conhecida como sílaba CV e ocorre, por exemplo, nas duas sílabas da palavra mato (mato).

A sílaba CV é a mais frequente de todas as estruturas silábicas da língua portuguesa, razão pela qual ela recebe o nome de canônica.

Além da sílaba CV, a língua portuguesa apresenta outras estruturas ou padrões silábicos não canônicos.

Observa-se, que processo de alfabetização, as crianças apresentam maior facilidade para aprender a sílaba CV. Desse modos a qual tende a ser aprendida primeiro do que os outros padrões silábicos chamados de sílabas complexas pelos professores.

Isso aponta para o fato de poder ser interessante ter a sílaba CV como foco inicial no ensino da língua escrita.

Consciência fonológica

Na alfabetização, o desenvolvimento da consciência fonológica e, especificamente, da consciência silábica, deve envolver o trabalho com sílaba canônica CV e também com sílabas não canônicas em diferentes posições na palavra (no início, no meio ou no final).

Veja também  Fichas de leitura com sílabas simples

O confronto entre palavras que apresentam sílabas canônicas e não canônicas, compostas por fonemas semelhantes (por exemplo, pato, prato, parto), pode ser interessante para o aprendiz. Além disso, as crianças devem perceber que as sílabas simples e complexas dão diferentes, de modo que devem ser escritas de modo diferente.

Estrutura Silábica

Estrutura silábica diz respeito à organização das vogais (V) e das consoantes (C) na formação de sílabas das palavras. As línguas apresentam diferentes estruturas silábicas.

40 ATIVIDADES DE PORTUGUÊS 2º ANO

Assim, no caso do português, há sílabas que são constituídas pela estrutura Consoante-Vogal, a sílaba CV, como as sílabas da palavra sala (sala, que apresenta duas sílabas CV).

Estruturas silábicas possíveis

Conhecemos popularmente como sílabas simples e sílabas complexas. Na nossa língua portuguesa há outras estruturas silábicas possíveis na nossa língua: V (u-va), VC (es-co-la), CVC (car-ta), CCV (pra-to), CCVC (cris-tal), CVCC (pers-pec-ti-va).

Nessas diferentes estruturas, uma sílaba terminada por vogal é chamada de aberta, enquanto uma sílaba terminada por consoante é chamada de travada. A presença da vogal é obrigatória nas diferentes estruturas silábicas. Já a da consoante é opcional.

50 ATIVIDADES DE MATEMÁTICA EDUCAÇÃO INFANTIL

Veja também  Sequência de atividades árvores em pdf

Isso poderia ocorrer, por exemplo, na escrita de palavras como pedra (peda), porta (pota) e escola (secola), em que as sílabas CCV (dra), CVC (por) e VC (es) são grafadas, respectivamente, como sílabas CV (dapo e se).

O trabalho com as sílabas simples e complexas

Considerar as diferentes estruturas silábicas da língua é importante para o professor alfabetizador, tendo em vista que os aprendizes da escrita precisam conhecer todas elas, a fim de consolidarem seu processo de alfabetização.

Um outro ponto importante é não confundir a noção de sílaba na fala e na escrita. Se, do ponto de vista da escrita, a palavra cha-ve apresenta uma sílaba CCV e outra CV, do ponto de vista da fala, apresenta duas sílabas CV, tendo em vista que é pronunciada como “xa-vi” na maior parte do país.

Desse fato é que pode ocorrer uma interferência da fala sobre a escrita do aprendiz, de modo que ele grafe duas sílabas CV (“xavi”) e não uma CCV e outra CV para chave.

Seguindo esse raciocínio, a escrita da palavra xale – que tanto na fala como na escrita apresenta a mesma estrutura silábica (duas sílabas CV) – tenderia a ser mais fácil do que a escrita de chave.

Divisão silábica

Acrescenta-se, ainda, a necessidade de reflexão sobre a divisão silábica indicando os diferentes critérios que são aplicados na escrita e na fala.

Veja também  Letra G interativa Gato escondido

Um caso típico é o da regra que indica que, na escrita, ao final de uma linha, quando dividimos uma palavra, os dígrafos ‘rr’ e ‘ss’ não ficam na mesma sílaba.

Assim a palavra ‘carro’, por exemplo, seria dividida como ‘car-ro’. Essa divisão, no entanto, não implica que, na fala, a primeira sílaba seja CVC. Aqui, como em vários casos de convenções, tem-se um procedimento ortográfico e não fonológico. Fonte: CEALE

Baixe Silabário sílabas complexas em pdf para imprimir

Com o intuito de facilitar o seu trabalho com as sílabas complexas criamos estes cartazes que podem ajudar muito os alunos na grafia correta das sílbas complexas. No final da postagem você encontra o link para baixar o silabário com as sílabas complexas pdd. Veja também:

SILABÁRIO PARA IMPRIMIR SILABÁRIO PAREDE SIMPLES GRÁTIS

FONTE DE LETRA CURSIVA PERFEITA PARA ATIVIDADES NA ALFABETIZAÇÃO

Na etapa de trabalho com as sílabas complexas o aluno apresenta muitas dúvidas em relação a grafia das palavras. Assim, o silabário pode ser um excelente recurso se bem trabalhado. SILABÁRIO SÍLABAS COMPLEXAS PARA CADERNO

Para esclarecer, não se trata de um exercício de memorização e sim de um suporte de leitura e compreensão da composição silábica.

SILABÁRIO SIMPLES PARA CADERNO