Sempre que posto as atividades de caligrafia ou atividades letra cursiva nas páginas das redes sociais, as pessoas perguntam qual é o nome da fonte. Sendo assim, resolvi fazer essa postagem Fonte de letra cursiva perfeita para atividades na alfabetização para explicar detalhes de cada fonte do Irineu Lopes.

Tem diversas outras fontes cursivas no mercado gratuitas ou pagas. Acredito que a mais conhecida delas seja a Mamãe que nos faz . Outras fontes são usadas como a Learning curve por exemplo.

Fontes cursivas para baixar

Learning Curve AQUI

Mamãe que nos Faz AQUI

Glam Queen AQUI

Apesar de nenhuma fonte substituir a escrita manual a minha preferência tem sido pelas fontes cursivas do Irineu Lopes pela aproximação quase perfeita com a letra cursiva.

Outro detalhe importante que muitas outras fontes criadas por autores brasileiros é a diferença no traçado de algumas letras como a letra A. O autor possui vários tipos de fontes respeitando esse traçado usado em Minas Gerais por exemplo.

Veja também  Exercícios de caligrafia com frases

Como sou mineira sempre que trabalho na alfabetização e trabalho com atividades de letra cursiva do livro didático preciso explicar aos alunos essa diferença que ocorre no traçados de algumas letras. Certamente o autor respeitando essa peculiaridade criou uma fonte especialmente para nós mineiros.

Isso foi muito positivo para nós professores. Apesar de trabalhar com o livro que vem com um traçado diferente no registro precisamos respeitar essa forma diferente de escrever. Sempre falo que a letra cursiva é mais do que um traçado é a expressão de um povo.

Fonte de letra cursiva perfeita para atividades de alfabetização

FONTE IRINEU BRASIL

Veja as imagens retiradas do site do autor:

A digitação é automática na ligadura das letras e ,também, na inicialização e finalização de palavras. 

Assista ao vídeo (Novo pacote de fontes da família “Irineu Letra de Mão & Cia”). CLIQUE AQUI

Veja também  Caderno de Caligrafia grátis letras e palavras em pdf

Como tenho seguidores do país inteiro geralmente uso as duas fontes. Além da fonte regular o autor possui as fontes de caligrafia e a fonte pontilhada. Dessa forma fica mais fácil introduzir a letra cursiva.

Fonte pontilhada

Fonte Irineu Brasil Minas

Essa é a fonte usada em Minas. Observe que algumas letras são diferentes da fonte Brasil. Como moro em Minas aprendi traçar as letras dessa maneira e muitas vezes tive que explicar que a atividade não estava errada.

Adquira as fontes no site do autor AQUI

Letra cursiva

Cursivo é qualquer estilo de escrita manual criada para a agilidade na escrita. Nas línguas que utilizam os alfabetos latino e cirílico as letras das palavras são geralmente ligadas umas às outras, o que permite que a palavra inteira seja escrita com um único traço. Por isso há uma maior dificuldade da criança aprender a letra cursiva.

Veja também  Apostilas de caligrafia para baixar em pdf

Ponto fundamental para a prática da letra cursiva

Segundo o site Neurosaber quando essa criança é estimulada nos cinco ou seis primeiros anos com seus aspectos corporais e percepção visual; ela vai desenvolver os pré-requisitos para trabalhar a letra cursiva.

Dessa forma quando isso ocorre, a criança está na faixa dos seis anos, ela provavelmente já pode ter passado por toda essa estimulação significativa (explorando o corpo, as mãos, etc.). Nesse caso, o professor pode começar o processo de escrita cursiva.

Veja as atividades com a fonte:

6 thoughts on “Fonte de letra cursiva perfeita para atividades de alfabetização

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias