Pesquisar este blog

domingo, 13 de agosto de 2017

Plano de Aula com o Tema Fração de uma quantidade

PLANO DE AULA

PERÍODO: 
TURMAS: 
DISCIPLINAS
ESCOLA: 
OBJETIVOS

Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos como dedução, indução, intuição, estimativa. 
Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos, identificando aspectos consensuais ou não na discussão de um assunto, respeitando o modo de pensar e aprendendo com eles.

CAPACIDADES

Ler e escrever representações fracionárias de uso frequente.
Explorar diferentes significados das frações em situações-problema (parte/todo, razão, quociente entre dois inteiros).

Explorar situações que levem à ideia de um meio e de um quarto e da equivalência entre inteiros, meios, quartos, terça parte e etc..

Atividades
Explicação do tema Fração de uma quantidade.

Revisão

Frações
Na matemática, as frações correspondem a uma representação das partes de um todo. Ela determina a divisão de partes iguais sendo que cada parte é uma fração do inteiro.
Importante lembrar que nas frações, o termo superior é chamado de numerador enquanto o termo inferior é chamado de denominador.

Tipos de Frações
Fração Própria
São frações em que o numerador é menor que o denominador, ou seja, representa um número menor que um inteiro. Ex: 5/8
Fração Imprópria
São frações em que o numerador é maior, ou seja, representa um número maior que o inteiro. Ex:


Fração Aparente
Fração aparente é um tipo de fração imprópria, sendo que os numeradores são múltiplos dos denominadores, ou seja, ao dividirmos o numerador pelo denominador iremos obter valor inteiro como resposta.
Como se lê (Nomenclatura de fração
Para denominadores iguais a 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 100, 1000, a leitura das frações fica da seguinte forma:
Considerando que o denominador seja qualquer outro número, acrescentamos na sua leitura a palavra “avos”.
Frações De quantidade
Explicar que para descobrir o resultado você pega o número, divide pelo denominador e multiplica pelo numerador. Realizar os exemplos no quadro. 
Exercícios

Atividade 01
Situações - problema envolvendo números maiores.

1) Um pedreiro precisa de 2.466 blocos para construir uma parede. Ele já fez 1/9 da parede. Quantos blocos o pedreiro ainda tem para terminar a obra?

2) Em um tanque que possui 2.800 litros de combustível, 6/7 deste combustível é gasolina e o restante é álcool. Quantos litros de álcool contêm neste tanque?

3) Em sua fazenda seu Joaquim colheu 1000 KG de cacau. Ele já conseguiu vender 5/8 dessa colheita, quanto ainda sobra da colheita de seu Joaquim?

4) O reservatório de água está com apenas 63.000 litros. Sabendo que isso representa 3/4 da capacidade total, qual é a capacidade máxima deste reservatório?

5)  Márcia fez uma poupança de r$ 2.235.00. Mas no mês passado ela teve um imprevisto médico e teve que gastar 2/5 deste valor. Quanto dinheiro ela ainda possui guardado?






Nenhum comentário:

Postar um comentário