Segundo a BNCC as sílabas deveriam ser apresentadas como o que são, isto é, grupos de fonemas pronunciados em uma só emissão de voz, organizados em torno de um núcleo vocálico obrigatório, mas com diversos arranjos consonantais/vocálicos em torno da vogal núcleo.

Então erroneamente tratada a estrutura da sílaba do português do Brasil na alfabetização. Mas depois de apresentadas as vogais, as famílias silábicas são apresentadas sempre com sílabas simples consoante/vogal (CV). Esse processo de apresentação dura cerca de um ano letivo e as sílabas não CV (somente V; CCV; CVC; CCVC; CVV).

Esta série de atividades pretende apresentar aos alunos as palavras juntamente com as sílabas que a formam. Por fim uma frase ou um texto com  a palavra.

Então essas habilidades podem trabalhar com as atividade:

Veja também  Números de 1 a 100 - atividade interativa

(EF01LP06) Mas segmentar oralmente palavras em sílabas.

(EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mas tanto nas mediais ou finais para criar novas palavras.

(EF01LP08) Portanto relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF02LP04) Então ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.

(EF03LP02) Portanto ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, VC, VV, CVV, mas identificando que existem vogais em todas as sílabas. 

TAGS: Alfabetização palavra gato: sílabas Alfabetização palavra gato: sílabas