Atividades de Consciência fonológica para imprimir, 22 Atividades de consciência fonológica para 1º ano, consciência fonológica para a educação infantil.

Segundo o site Neurosaber Consciência fonológica é a habilidade que nós temos em manipular os sons de nossa língua. É a capacidade de percebermos que uma palavra pode começar ou terminar com o mesmo som.

Além disso, é quando sabemos que existem também termos grandes e pequenos; e que há frases (e uma segmentação nessas orações).

Importante dizer que a consciência fonológica antevê qualquer método de alfabetização. Esse aspecto é relevante, pois muita gente pensa que para a criança aprender a ler e a escrever, basta apenas ensinar as letras soltas (A, B, C…).

Entretanto, o som da letra não é garantia de aprendizado. As crianças podem apresentar dificuldades. Elas tendem a mostrar problemas na hora de juntar as letras. Há casos cujos pais ou professores pensam que dando as letras, as crianças já aprendem a ler e escrever sozinhas. Mas não é assim. A letra é somente um dos aspectos que a criança aprende.

Jogos fonológicos

Na nossa loja você encontra um jogo com 45 fichas para trabalhar consciência fonológica. Preço super acessível.

Também é possível baixar aqui no blog 15 fichas para jogos fonológicos, Consciência fonológica , Atividades de consciência fonológica

15 FICHAS PARA JOGOS FONOLÓGICOS

Aliteração consciência fonológica – Fichas consciência fonológica para imprimir –

Desenvolvimento da consciência fonológica

O desenvolvimento da Consciência Fonológica

O desenvolvimento fonológico refere-se ao processo pelo qual a criança adquire e usa os padrões sonoros de sua língua materna na comunicação.

Dessa forma.o pré-requisito para a consciência fonológica são as habilidades básicas de escuta, a aquisição de um vocabulário de alguns milhares de palavras, a capacidade de imitar e produzir estruturas de frases básicas, e o uso da linguagem para expressar necessidades, reagir a outras pessoas, comentar sobre as próprias experiências e de entender os outros.

Portanto, as habilidades básicas de escuta e a consciência lexical (consciência da palavra) são precursores essenciais para o desenvolvimento da consciência fonológica.

A consciência fonológica divide-se em dois níveis muito complexos: a consciência silábica e a consciência fonémica, sendo esta a ordem de trabalho durante a aquisição da leitura e escrita.

As etapas de aquisição da consciência fonologia dependem das experiências linguísticas, do desenvolvimento cognitivo da criança, e da exposição ao sistema alfabético para aquisição da leitura e escrita.

Níveis da consciência fonológica:

– Noção de palavra (capacidade de segmentar a frase em palavras, organizá-las e dar-lhe sentido);

– Noção de rima (capacidade de identificar rimas);

– Aliteração (capacidade de identificar ou repetir a sílaba ou fonema no início da palavra);

– Consciência silábica (capacidade de segmentar palavras em sílabas, a criança tem de identificar e discriminar as sílabas);

– Consciência fonémica (capacidade de manipular e isolar os fonemas que compõem a palavra).

Atividades fazem parte da sequência didática desenvolvida pela SEE de Minas Gerais

Referências:

Para entendermos melhor sobre o assunto consultamos os sites abaixo. Posteriormente, postaremos um artigo falando sobre o tema com mais sugestões de atividades.

Entender sobre o assunto é crucial na elaboração de atividades que possam contribuir para a aprendizagem do aluno.Dessa forma, procuramos pesquisar ou verificar exemplos de atividades sobre o tema proposto.

O desenvolvimento das habilidades fonológicas site fonologica.com.br

Dicas de atividades para desenvolvimento da consciência fonológica – Neurosaber

O desenvolvimento da consciência fonológica Neurosaber

Consciência Fonológica – ITAD

6 thoughts on “22 Atividades de consciência fonológica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *