Atividade lúdica sílabas simples Armário da Sílabas.. Dessa forma, trata -se de uma atividade de alfabetização sílabas simples. Então, essa é uma atividade interativa para alfabetização disponível para baixar no final deste post.

Atividade lúdica sílabas simples Armário das Sílabas

Atividades sílabas simples

A proposta dessa atividade para ensinar as sílabas simples armário das sílabas é ensinar as sílabas de maneira divertida possibilitando assim uma aprendizagem significativa e prazerosa.

Atividades de alfabetização para imprimir

Então, essa atividade destina – aos alunos que estão em processo inicial de alfabetização. Portanto, sabemos o quanto é importante despertar na criança o gosto de aprender. Por isso temos criado diversas atividades interativas para alfabetização. Dessa forma, essa atividade armário das sílabas é uma atividade lúdica para alfabetização para ensinar as sílabas simples de maneira divertida. Confira no vídeos abaixo como são as atividades.

Como baixar no Google drive?
Importante. Caso apareça a opção de acesso negado ou pasta não encontrada no drive siga as orientações abaixo.

Erro de Acesso negado no drive ou pasta não encontrada. Como resolver!

1.Clique nos 3 pontinhos na parte superior da tela.

2. Escolha a opção“Abrir no drive” (Necessário login)

3. Pronto. Agora é só voltar ao arquivo e clicar no botão de download.

Na tela que abrir clique nos 3 pontinhos e opção de download.

Então veja a galeria de fotos das atividades

O que é sílaba?

Segundo o Ceale

sílaba é uma unidade sonora da língua maior do que o som e menor do que a palavra. Dito de outra forma, as sílabas são constituídas por sons e constituem as palavras. Uma sílaba é composta opcionalmente por consoantes (C) e obrigatoriamente por vogais (V). Desse modo, há sílabas compostas somente por vogais, como a sílaba inicial (a) na palavra abelha, mas não há sílabas constituídas apenas por consoantes.

Há outras estruturas silábicas na língua portuguesa que não somente a sílaba vogal V (a) da palavra exemplificada. Além dessa, há sílabas como: consoante-vogal CV (pato), CVC (parto), CCV (prato). Atividade lúdica sílabas simples Armário da Sílabas

É difícil propor uma definição objetiva de sílaba. Há muitas teorias que buscam esclarecer esse conceito destacando seus aspectos fonéticos e fonológicos. De modo geral, na Fonética, a sílaba é compreendida pelo esforço articulatório ou pelas contrações musculares envolvidas na sua produção. Grosso modo, cada contração seria considerada como uma sílaba. Já na Fonologia, a sílaba é avaliada na maneira como os sons se relacionam para produzir sequências típicas da língua. Por exemplo, em português, o som [p] ocorre em início de sílaba antes de vogais, em palavras como pe.dra e cam.po, produzindo sequências de sílaba CV (pepo). Já no inglês, esse mesmo som pode ocorrer de outra forma, após uma vogal e em final de sílaba, como na palavra stop, produzindo outra sequência sonora.

Em geral, o falante nativo de uma língua tem uma noção sobre a sílaba, por exemplo, no que se refere à contagem de sílabas de uma palavra. Assim, ele se mostra capaz de pronunciar uma palavra, silabando-a, de modo a perceber se ela tem uma única sílaba (palavra monossílaba), duas sílabas (dissílaba), três sílabas (trissílaba) ou mais (polissílaba).

Para o professor alfabetizador ou da educação infantil, uma noção importante é a de que tendemos a pronunciar uma palavra, com mais facilidade, de modo silabado (exemplo, me-ni-no) do que de som a som (exemplo, m-e-n-i-n-o). No processo de alfabetização, a anterioridade do nível silábico de escrita (no qual o aprendiz grafa uma letra para cada sílaba da palavra) sobre o nível alfabético (no qual o aprendiz grafa uma letra para cada som da palavra), possivelmente, se relaciona com essa nossa maior facilidade de “manipulação sonora” com a sílaba do que com o som/ fonema.

Ainda na alfabetização, o desenvolvimento da consciência silábica, que é parte da consciência fonológica, envolve o trabalho com habilidades como, por exemplo, contar o número de sílabas de uma palavra, identificar sílabas em diferentes posições da palavra (no início, no meio ou no final) e identificar sílabas compostas de diferentes estruturas silábicas (CV, CVC, CCV etc.).

Clique na imagem para acessar!