Atividades de português gênero tirinhas 5ºano em PDF – atividades de português 5º ano – atividades de português para 5 ano

O que são Tirinhas?

Tira de jornal ou tirinha, como é mais conhecida, é um gênero textual que surgiu nos Estados Unidos devido à falta de espaço nos jornais para a publicação “Passatempos”.

O nome “tirinha” remete ao formato do texto, que parece um “recorte” de jornal.

Atividades de português com tirinhas

Então, sabemos que o trabalho com textos é deve estar presente desde a Educação Infantil, para isso é necessário que o professor leia o texto e converse com a turma sobre ele.

Qual o significado do que foi lido?

O que compreenderam?

Dessa forma, esse diálogo deve possibilitar que os alunos se manifestem livremente.

Portanto, a diversidade de gêneros textuais é importante no contexto da escola, pois demonstra aos alunos a função social da escrita.

Assim, o trabalho com diversos textos possibilitam aproximar os alunos de diferentes gêneros.

Então, é preciso que os alunos se aproximem da realidade que os cercam e se apropriem dos textos que circulam na sociedade em que vivem, para conhecer e entender sua função social.

As quadrinhas, poesias, contos, parlendas, anúncios, dentre outros, precisam acompanhar a prática docente diariamente. O mundo que cerca nossos alunos é composto basicamente deles, portanto, são eles que devem ocupar nossas salas de aula.

Quando não utilizamos outros gêneros textuais em sala de aula e nos prendemos apenas ao texto narrativo, perde o aluno porque foi limitado ou impedido de acessar outros tipos de texto, o que pode acontecer somente mais tarde, ou nem acontecer, e perde o professor porque deixou uma ótima oportunidade de aprender juntamente com os aluno. Caderno de Atividades Pedagógicas Duque de Caxias.

  • atividades de português tirinhas
  • interpretação de texto tirinhas
  • interpretação de texto 5º ano

Atividades de Português 5º ano

Atividades de português gênero tirinhas 5ºano em PDF

Então, segue abaixo o link para baixar esta atividade em PDF. Aproveite também e baixe estas sugestões:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *