O que são sequências didáticas?
Segundo o CEALE Sequência didática corresponde a um conjunto de atividades articuladas que são planejadas com a intenção de atingir determinado objetivo didático.
É organizada em torno de um gênero textual (oral ou escrito) ou de um conteúdo específico, podendo envolver diferentes componentes curriculares.
É importante que as atividades propostas na sequência didática para o trabalho com gêneros textuais atendam à finalidade do gênero e a possibilidade de adequação aos destinatários que estão fora da escola, e não apenas para o professor e os colegas de turma.
- Leitura e compreensão 5º ano
- Atividade de leitura e interpretação 4º ano
- Atividades A Menina que Desenhava
- 20 Atividades de leitura e interpretação para o 5º ano
- 50 atividades de português para 1º ano
- Texto A girafinha com interpretação 1ºano
- A vaca Mimosa texto com interpretação
- Atividades 3° ano habilidades: (EF15LP03), (EF03LP01), (EF35LP03)
A partir de uma sequência didática, o professor pode realizar um trabalho articulado em vários eixos de ensino (leitura, produção escrita, oralidade e análise linguística), bem como organizar os alunos de diferentes maneiras (em pequenos grupos, duplas, individualmente ou coletivamente), de acordo com os objetivos didáticos e as necessidades dos estudantes, possibilitando aprendizagens diferentes.
Atividade 5º ano – atividade de interpretação de texto 5º ano
- 1. Certo ou errado no trânsito
- 2. Atividades sobre horas para imprimir
- 3. Atividades festas juninas para imprimir
- 4. Atividades sobre placas de trânsito
- 5. Atividade Diminutivo e Aumentativo
”Hoje em dia, o desafio de ensinar a uma criança é muito maior. Os professores precisam achar formas de fazer com que as atividades fiquem mais interessantes e envolventes, fazendo com que as crianças se interessem.
Então como criar atividades de alfabetização?
Na educação infantil, as atividades de alfabetização tem o papel de mostrar as letras do alfabeto para as crianças. Depois, vai caminhando um pouco mais além, com o ensino das primeiras sílabas e por fim das palavras. O processo leva tempo e pode ir até os primeiros anos do ensino fundamental.
Portanto as atividades precisam ser feitas de forma explicativa, indo muito além do saber o que são as letras. É importante que exista uma inspiração para a criatividade, imaginação. Cabe ao professor, ou mesmo aos pais, saber o nível de entendimento da criança e sugerir novos desafios para que ela possa aprimorar suas habilidades e também se desenvolver. A idade ideal para alfabetizar uma pessoa é dos 4 aos 7 anos. Nessa faixa de idade, as crianças aprendem com atividades divertidas, que envolvem pintura de desenhos, brincadeiras livres, montagem de mural e roda de histórias.
Dos 0 aos 3 anos, fase do fundamental 1, contar história é o principal meio de alfabetização. Dos 4 aos 5 anos, os pequenos começam a juntar as sílabas e aprendem a escrever o próprio nome. Com a idade entre 6 e 7 anos, aumenta-se o vocabulário e as primeiras frases são escritas, mesmo com os erros de escrita.”